sábado, 30 de junho de 2012

Música para os meus ouvidos :)

"Calma, tudo está em calma
Deixa que o beijo dure
Deixa que o tempo cure
Deixa que alma
Tenha a mesma idade que a idade do céu"


Susana Félix e Jorge Drexler - Idade do Céu 

Neste dia...

30 de junho:
  •    1911 - É apresentada oficialmente a Bandeira de Portugal, sendo aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte de 1911.


   A Bandeira de Portugal é a bandeira nacional da República Portuguesa. É um bicolor retangular com um campo desigual dividido em verde na tralha e vermelho na batente. O brasão de armas (a Esfera armilar e o Escudo português) está centrado sobre o limite das cores da bandeira, a uma distância igual das bordas superior e inferior. A 30 de Junho de 1911, menos de um ano após a queda da monarquia constitucional, este projeto foi oficialmente adotado para a nova bandeira nacional, após ser selecionado, entre várias propostas, por uma comissão cujos membros incluíam Columbano Bordalo Pinheiro, João Chagas e Abel Botelho.

Significado dos símbolos e cores:
  • As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique.
  • Os pontos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo. Diz-se que na batalha de Ourique, Jesus Cristo crucificado apareceu a D. Afonso Henriques, e disse: "Com este sinal, vencerás!". Contando as chagas e duplicando as chagas da quina do meio perfaz-se a soma de 30, representando os 30 dinheiros que Judas recebeu por ter traído Cristo.
  • Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros.
  • A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio.
  • O verde simboliza a esperança.
  • O vermelho simboliza a coragem e o sangue dos Portugueses mortos em combate.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O sonho europeu...

E pronto, lá se foi o sonho europeu...
Merecíamos ter ganho, mas a sorte nos penaltis ditou o resultado!

Eu tenho orgulho na seleção portuguesa!! 

domingo, 24 de junho de 2012

S. João

Hoje é dia de S. João, ontem foi noite de festa e folia...
Mais um santo popular que passou, venha o S. Pedro!! 





Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Batista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel (ou Elizabete), prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos ortodoxos, como o "precursor" do prometido Messias, Jesus Cristo. Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adotados pelo cristianismo.

terça-feira, 19 de junho de 2012




"Não deixes que a tristeza do passado e o medo do futuro te estraguem a alegria do presente"



Faz hoje seis meses que aterrei em Portugal depois de uma bela aventura no País do Sol Nascente. Para trás ficou um grande pedaço de mim. Naquela época ainda havia esperança no regresso, agora vejo tudo com outros olhos. A saudade dos lugares, das pessoas, da falta de luz, de estradas, de tudo aquilo que torna aquele país único para quem lá passa...
Timor, o meu segundo país...

domingo, 10 de junho de 2012

Porque hoje é Dia de Camões

Amor é um Fogo que Arde sem se Ver

Amor é um fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se e contente;
É um cuidar que ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"

10 de junho!

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

   O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, e também um feriado nacional de Portugal. Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses.
   Luís de Camões representava o génio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa, significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho, apesar de nos primeiros anos da república ser um feriado exclusivamente municipal. Com o 10 de Junho, os republicanos de Lisboa tentaram invocar a glória das comemorações camonianas de 1880, uma das primeiras manifestações das massas republicanas em plena monarquia.
   O 10 de Junho começou a ser particularmente exaltado com o Estado Novo, o regime instituído em Portugal em 1933 sob a direcção de António de Oliveira Salazar. Foi a partir desta época que o dia de Camões passou a ser festejado a nível nacional. A generalização dessas comemorações deveu-se bastante à cobertura dos meios de comunicação social.
   Durante o Estado Novo, o 10 de Junho continuou sendo o Dia de Camões. O regime apropriou-se de determinados heróis da república, não no sentido laico que os republicanos pretendiam, mas num sentido nacionalista e de comemoração colectiva histórica e propagandística.
   Até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de Junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça, este último epíteto criado por Salazar na inauguração do Estádio Nacional do Jamor em 1944. A partir de 1963, o 10 de Junho tornou-se numa homenagem às Forças Armadas Portuguesas, numa exaltação da guerra e do poder colonial. Com uma filosofia diferente, a Terceira República converteu-o no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 1978.

sábado, 9 de junho de 2012

Na vida tudo muda... até as pequenas certezas do dia a dia. É como se diz quando temos todas as respostas vem a vida e muda todas as perguntas. Qual seria a piada disto se não fossem os desafios do dia a dia, as lutas constantes pelos sonhos, que vão mudando ao longo do percurso. O ser humano quer sempre mais, é ambicioso por natureza. É essa ambição que nos faz lutar por aquilo que mais queremos e desejamos.
Mas, porra, não precisava ser tãããoooo difícil!! ;)

quinta-feira, 7 de junho de 2012

28 anos de Tetris

Ah! pois é, meus amigos, aquele joguinho que todos nós jogávamos sem nos cansar, faz hoje 28 anos que foi lançado comercialmente.O jogo passou pelas mãos de quase todos, e quem não se lembra da febre das máquinas de jogo que estavam dentro das mochilas de quase todas as crianças e jovens em idade escolar há uns anos atrás, ou que acompanhavam muitos em viagens de autocarro ou em idas à casa-de-banho. Eu própria tive várias maquinetas, compradas naquelas barraquinhas das feiras das festas de verão, com o Tetris em várias versões.

Tetris, uma criação do russo Alexey Pazhitnov, começou a sua vida comercial a 6 de junho de 1984, recebido com curiosidade e interesse na União Soviética por todos os que entravam em contato com o conceito viciante de juntar blocos em queda para formar linhas e limpar o ecrã.

Clonado e adaptado para o Apple II e para o Commodore 64 na Hungria, o jogo acabou por chamar a atenção de uma produtora no Reino Unido e pegar fogo rapidamente, seguindo-se uma novela de licenciamento que só terminaria em 1993, envolvendo a russa ELROG, a Nintendo e a Atari.


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Neste dia...

6 de junho:
  • 1769 - O Marquês de Pombal coloca a Inquisição sob proteção régia em Portugal.
  • 1944 - Segunda Guerra Mundial: inicia-se o Dia D com o desembarque na Normandia de 15 000 soldados das tropas aliadas.
  • 1946 - É fundada a National Basketball Association (NBA) em Nova Iorque.